-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

A vida pode ser mais leve

Assuntos: Autoconhecimento | Autor: Aruza Ribeiro | | Postado em 17.02.2014

como tornar a vida mais leve

A partir do meu trabalho como psicóloga, eu entro em contato com o que há de mais íntimo nas pessoas. Pensamentos, sentimentos, histórias… São tantas vidas… Ainda hoje eu me lembro da frase que estava escrita no mural da primeira instituição onde eu fiz estágio em Psicologia: “a vida é importante demais para ser levada a sério”. Aquela frase mexeu comigo e, naquela época,  não imaginava como a tomaria como lema pelos anos seguintes. Mas o que torna algumas vidas tão pesadas?

 A valorização do sofrimento

Hoje me pergunto: por que o sofrimento é tão valorizado? Por que todos aplaudem uma pessoa que “se mata de trabalhar”? Preste atenção na expressão: “se matar”!! Por que todos consideram digno ter uma vida dura, difícil? Por que pensamos tão negativamente e ficamos remoendo nossos problemas (como se apenas o fato de ficar pensando neles fosse resolvê-los)? Por que maltratamos quem está perto de nós? Por que não valorizamos o PRAZER?

O desafio de tornar a vida leve

Acredito que a vida de qualquer pessoa pode ser mais leve do que é hoje. Mas é um desafio difícil mediante todas as tarefas a que somos praticamente obrigados a enfrentar diariamente. Precisamos (?) responder e-mails o mais rápido possível, ser inteligentes e sensíveis, saber o que está acontecendo no mundo, trabalhar, cuidar da saúde e da estética, chegar em casa à noite prontos para ser o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha com nosso marido/esposa. Ufa… Somos expostos diariamente a zilhões de megabytes com os quais somos convidados a interagir minuto a minuto. E onde fica a leveza da vida no meio disso tudo?

 O prazer da vida

O prazer da vida está nas pequenas coisas! Prestar atenção ao céu azul,  poder dar um abraço na pessoa amada, poder caminhar, respirar sem dificuldade, brincar com um bebê e sentir o cheirinho dele, sentir a água gostosa durante o banho. É um desafio estar realmente PRESENTE na própria vida durante todos os segundos do dia, sem ficar acorrentado à vida automática a que somos programados. Cada segundo de vida é precioso. Em meio à eternidade, temos o privilégio de passar, digamos, uns 80 anos vivendo uma vida. Como você vai escolher viver estes anos? Já diz o ditado que para tudo na vida tem um jeito, exceto para a morte. Problemas todos temos. Porém, em vez de ser guiado pelos problemas, proponho que você seja guiado pelo prazer! Assim fica mais fácil superar nossas dores, pois como diz Drummond, “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”.

Entre em contato e marque um atendimento com a psicóloga Aruza Ribeiro!

sexologa rio de janeiro, rjAruza Ribeiro Carelli Gay é psicóloga clínica,  Gestalt-terapeuta formada pelo CGT Sandra Salomão, pós-graduada em Sexualidade Humana.  Realiza terapia sexual individual ou em casal. Atendimento individual, Grupo, Casal e Família. Supervisão clínica. Atende adolescentes e crianças (em Terapia de Família), e Idosos, no Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. 

 Referências:

RESNICK, Stella. A descoberta do prazer: desfrute as boas sensações da vida e seja mais feliz. São Paulo: Cultrix, 1997.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da psicóloga Aruza Ribeiro? Clique aqui! ; ) 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake