-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

AUTOCONHECIMENTO

Assuntos: Autoconhecimento | Autor: Luciana Zimmerer | | Postado em 03.11.2013
Há tempos venho pensando em escrever um texto sobre o autoconhecimento. Primeiro porque esse é um tema que gosto, vivo e acredito muito. Segundo porque percebo, através do meu trabalho, a importância de despertar as pessoas para uma reflexão nesse sentido, e quem sabe ajuda-las a viver as mudanças que tanto buscam em suas vidas.
 autoconhecimento-terapia-rjPara mim o ponto de partida para qualquer mudança depende do autoconhecimento, ou pelo menos se inicia através do desejo e a busca pelo autoconhecimento. Sei que muitas vezes, de início, as pessoas não tem isso claro ao buscarem um psicólogo.  Geralmente buscam terapia porque estão perdidas, sofrendo e querem se livrar o mais rápido possível do incomodo, da angustia, ou qualquer outra coisa parecida. Imaginam que existe uma mágica ou uma receita pronta que irá os ajudar a curar sua dor, a resolverem seu “problema”.
Jamais imaginam o trabalho que terão ao longo de suas sessões de terapia e que muitas vezes, o tão idealizado terapeuta vá aproxima-lo cada vez mais daquilo que dói tanto, do que parece confuso e sem sentido aos seus olhos, ao invés de tentar rapidamente, tira-lo do lugar desconfortável que estão.
Mas então para que serve a terapia?
De maneira bem simples, a terapia serve para ajudar as pessoas a viverem melhor: consigo mesmo, com o mundo e com suas escolhas…
Parece simples, mas não é ( porque antes de chegar a esse ponto existe um processo interior a ser vivido; posso chama-lo de autoconhecimento) que  sustentará e dará sentindo a tão sonhada mudança. O terapeuta antes de tudo precisa ter a delicadeza- sem ser passivo – de entender que cada pessoa  irá vivenciar o autoconhecimento de um lugar diferente, com resistências e possibilidades terapêuticas diferentes. E precisa ter habilidade para ajudar o cliente a perceber um pouco mais sobre ele mesmo, a aceitar e respeitar o seu próprio tempo, a sua próprio história.
Mas por que devo apostar no autoconhecimento?
A verdade é que só você pode responde isso.
Posso dizer que é loucura achar iremos nos conhecer 100%, que estaremos 100% preparados para fazer boas escolhas na vida. É ilusão pensar que teremos explicações para todas as respostas e que iremos compreender o  sentido de todas as  decisões que tomamosNão é disso que estou falando.
O que  acredito é que quando nos conhecemos, conseguimos perceber com mais facilidade nossas necessidades e possibilidades e assim fazer escolhas melhores, tomar decisões mais sinceras.
Grande parte das pessoas que encontro conhecem muito pouco sobre suas emoções, sobre suas dificuldades. Algumas até percebem claramente suas dificuldades,mas param por aí. Conhecem menos ainda sobre a origem e o sentido de suas reações. Para mim, autoconhecimento  é uma das coisas mais importantes e preciosas da nossa vida.  E essa consciência facilita de fato a mudança, que aos poucos torna o indivíduo mais responsável e o faz acreditar que está no comando da sua vida.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake