-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Coaching de mães e de casal. Afinal, o que é isso?

Assuntos: Autoconhecimento, Coach, Maternidade, Psicólogo RJ, Relacionamentos | Autor: Tatiana Queiroz | | Postado em 20.09.2016

coach

Coaching de mães e de casal. Afinal, o que é isso?

Você com certeza já ouviu falar na palavra “coaching”. Pode ser que já tenha tido contato com alguns profissionais, e até ter uma opinião sobre isso…  Se já teve algum contato, provavelmente essa palavra te remeta àqueles profissionais de “palco”, que prometem resultados rápidos. Mas será que o coaching se limita a isso? Se não, então o que é? Como funciona? Será que preciso de um processo de coaching ou de um processo psicoterapêutico? E como especialmente pode ajudar mães e casais com filhos? Vou explicar um pouco mais sobre isso. Então vamos lá!

 O que é coaching? Como funciona?

 Em poucas palavras, Coaching é um processo de desenvolvimento e crescimento pessoal que se dá na relação entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) com o foco no alcance de objetivos específicos.

É um processo realizado com tempo limitado, geralmente de 10-15 sessões, que visa ampliar o autoconhecimento do cliente, a fim de estabelecer objetivos e estratégias para alcançá-los.

Seu foco está no presente, conscientizando o cliente de como está sua vida naquele momento e como ele deseja que esteja no futuro próximo. E a proposta é que, em parceria, se construa estratégias para alcançar esse objetivo.

 Será que preciso de coaching ou de terapia?

Se você percebe que seu problema  traz um grau de sofrimento que o(a) impede de funcionar de uma maneira saudável e que os objetivos no processo são muitos, provavelmente sua indicação seja para psicoterapia. Já o coaching é indicado para pessoas que se percebem funcionando bem de um modo geral, mas que gostariam de potencializar alguma área da vida. De qualquer forma é sempre importante uma avaliação profissional!

 Qual a minha proposta ao sugerir coaching para mães e casais?

Todas as mulheres que se tornaram mães, seja há pouco tempo como eu, ou já há mais tempo, sabem que a maternidade nos transforma a tal ponto, que passamos a questionar nossas escolhas, a ter necessidades e prioridades completamente diferentes de antes, e nos obriga a  ter  equilíbrio entre os diversos papeis que ocupamos.

Por mais que seja um momento maravilhoso, também traz muitas angústias, pois é um momento em que acontece um turbilhão de mudanças e nosso organismo como um todo “pede” por respostas para poder se reconfigurar, se equilibrar…  É claro que, com o tempo, as coisas tendem a se acalmar e vamos nos adaptando cada vez mais, nos tornando hábeis em dançarmos em nossos diversos papeis.

Mas o que tenho observado em meu consultório é que muitas mães percebem que se tivessem buscado ajuda antes, provavelmente teriam feito escolhas mais acertadas e, consequentemente, estariam mais satisfeitas. A minha proposta vai justamente nesta direção: te ajudar a entrar em contato com seus desejos e com suas necessidades, com objetivo de buscar estratégias para alcançar seus objetivos, proporcionando mais realização.

Algumas mães podem chegar com o desejo de identificar qual seu objetivo dali em diante, já outras podem chegar sabendo a área da vida que querem potencializar, como por exemplo: “Quero organizar melhor meu tempo para ter mais tempo para mim”, “quero perder o peso que adquiri na gravidez”, “quero reavaliar minha escolha profissional”, “quero melhorar minha relação conjugal”, e assim por diante…

 E quando o papo é casamento, o coaching pode ajudar?

Sim, podemos pensar em estratégias para melhorar sua relação. E realizar o processo com o casal certamente potencializa os resultados. Podemos trabalhar com objetivos diversos, que vão desde organização do tempo e divisão de tarefas até dialogo e sexo, entre outros.

Os resultados são efetivos?

 Os resultados dependem dessa parceria entre Coach e Coachee. De um lado, o Coach precisa ser um profissional preparado e viagra sans ordonnance expert em comportamento humano. De outro, o Coachee precisa estar 100% comprometido com seu objetivo. Isso quer dizer que o processo de Coaching é ação! Então, você precisa realmente estar decidido a mudar.

psicologo barra da tijucaTatiana Queiroz é coach e psicóloga clínica. Atende adultos casais e família nos bairros da Tijuca  e Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. 

 

Compartilhe:
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake