-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

A disponibilidade emocional para a maternidade

Assuntos: Autoconhecimento, Criança e Adolescente | Autor: Fabiane Curvo | | Postado em 27.10.2014

psicologo ipanema rj

 

Não é só a capacidade biológica que determina a maternidade. Há também uma disponibilidade emocional para a maternidade, que é pouco falada mas determinante na vida das mulheres.  Para ser mãe, devemos estar disponíveis. Não só preparadas na questão profissional, financeira ou no quesito tempo. Uma criança precisa do seu espaço para se desenvolver na família, mais ainda, precisa de uma mãe  “aberta” emocionalmente a enfrentar todos os desafios que essa função exigirá ao longo dos anos.

Esse lado maternal, presente nas mulheres, pode gerar uma nova divisão na família, onde essa mulher cuida não só  do seu próprio filho, mas também de algum membro da sua família de origem.  Existem muitas mulheres que são as cuidadoras na casa dos pais, antes mesmo de casar ou de ter um filho. Por exemplo, são mães da própria mãe, que não dá conta das responsabilidades sozinha  e realiza todas as atividades da casa. Ou agem como a mãe do irmão mais novo, que por algum motivo, sua mãe não pode cuidar e ela assume essa função.  Assim a disponibilidade emocional para formar sua própria família pode ficar comprometida. Como ter um filho se na prática já se tem muitos?

Quero chamar a atenção para o fato de que existem mais “mães” por ai do que somente as que engravidaram e tiveram um bebe. Mulheres que se ocupam tanto assumindo essa função no lugar das verdadeiras mães que acabam sem espaço para cuidar do seu desejo de ser mãe e formar a própria família.

 Gostou da matéria? Entre em contato e marque uma consulta com a psicóloga Fabiane Curvo! 

   psicologo ipanema fabiane curvoFabiane Curvo é psicóloga clínica, Terapeuta Cognitivo Comportamental.Realiza psicoterapia a adolescentes e adultos no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake