-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Faça as pazes com o seu passado

Assuntos: Autoconhecimento, Psicólogo RJ, Psicoterapia e Mudança | Autor: Maria Luiza | | Postado em 19.01.2015

psicologo centro rj terapia de familia

Você já parou para pensar em como seu passado te fez chegar até aqui? Você pode gostar ou não do seu passado, ter raiva, mágoas ou orgulho dele, mas nunca poderá se desfazer dele. Cada atitude, pensamento, sonho, conquista ou derrota pelos quais você passou, fazem parte de quem você é hoje. Muitas vezes, somos ingratos a este passado que nos moldou, que está marcado em nós e que nos constitui. Trazemos com ele as frustrações, as realizações, os relacionamentos, as pessoas que ficaram, que se eternizaram, e aquelas que se foram por vontade própria ou do destino.

Não quero com este texto dizer que tudo é culpa do passado. Não! Pois na verdade, somos todos capazes de mudar, de analisar e reconfigurar o que foi colocado sobre nós, e nos responsabilizarmos por tudo aquilo que escolhemos – aqui, a psicologia tem o seu papel.

Quero apontar a tamanha dificuldade que temos de olhar para o nosso passado, pois, ao fazermos isso, podemos entrar em contato com questões que permeiam e explicariam todo nosso mal estar existencial.

Muitas vezes negligenciamos nosso passado, damos as costas para ele, acreditando que ele não nos atormentará, que irá se desfazer com o tempo.  Ao fazermos isso, estamos negando-o, colocando-o para debaixo do tapete. No entanto, uma hora teremos que levantar o tapete para limpar o pó. O mesmo ocorre com o passado: uma hora teremos que olhar para ele e aceitá-lo ou perdoá-lo.

Alguma vez, você já se perguntou “por que eu estou repetindo esta ação, se eu sei que ela já me trouxe consequências ruins?”, e você não consegue encontrar a resposta.  Comece a prestar atenção, olhe para cada situação que te incomoda, e tente ouvir o que ela tem para te dizer.

Na medida em que não queremos lidar com o passado, ele continua se fazendo presente, se atualizando, por exemplo, através, de repetições de padrões que não estão em congruência com nossos sonhos e realizações.

Faça as pazes com seu passado. Perdoe as pessoas que te magoaram e não fique esperando o perdão delas. O perdão pode ocorrer de duas formas: unilateralmente e bilateralmente .  Seja grato por tudo que lhe aconteceu. Valorize suas conquistas, lembre-se das derrotas e visualize o presente, percebendo o quanto você cresceu. O passado só quer ser visto, acolhido e receber a atenção que lhe é direito, quer ser amado, respeitado e seguir. Ao fazer tudo isso, liberte seu passado, para que o presente tenha uma chance, e possa florescer. Decida ser quem você é e se orgulhe disso. Apaixone-se por você mesmo, tenha orgulho da sua história e se abra para as experiências.

psicologo-copacabanaMaria Luiza Iusten é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014),  Terapeuta Familiar Sistêmica, formada pela Núcleo- Pesquisa Moisés Groisman (2014).  Atende crianças, adolescentes e adultos em Florianópolis, SC.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake