-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

A influência do modelo familiar no comportamento infantil

Assuntos: Criança e Adolescente | Autor: Patrícia Rocha | | Postado em 07.04.2014

  comportamento_infantil As crianças aprendem o tempo todo com os pais. Seus filhos estão prestando atenção em vocês! Talvez não ao que vocês lhe dizem para fazer, mas certamente ao que de fato veem vocês fazerem. Vocês são o primeiro e mais importante exemplo a seguir. Os pais podem tentar ensinar valores, mas as crianças inevitavelmente absorverão aquilo que é transmitido através do comportamento, dos sentimentos e atitudes dos pais na vida diária. A maneira como vocês expressam e administram os próprios sentimentos torna-se um modelo que será lembrado por seus filhos, durante toda vida deles.

         Muitas vezes ouvimos frases do tipo “é apenas uma criança, não sabe o que quer, eu como seu pai/mãe sei o que é melhor para ele”… Essas frases tem uma dualidade, pois sim realmente uma criança não sabe ainda muitas coisas a respeito da vida e nós como pais, por queremos oferecer o melhor, queremos guiá-los a acreditar que o melhor para eles, será aquilo que idealizamos como o melhor. Mas partindo do princípio citado de que esta criança é um ser único, ela também possui suas próprias emoções, que envolvem seus medos, suas vontades, desejos, entre outros aspectos.

Portanto o que quero dizer com isso é que é de suma importância, ouvir, tentar entender, respeitar seus limites, suas vontades. Não quero dizer aqui, que aquilo que a criança deseja tem que ser atendido, mas sim compreendido, ela precisa saber que está sendo escutada, amparada, tendo seus sentimentos respeitados.

Assim como nós adultos, elas também possuem esse direito e acredito que a partir desse entendimento muitas coisas podem ser modificadas.

A influência do modelo familiar no comportamento infantil:

A partir deste principio pode-se dizer que, um lar aonde esta criança encontra apoio, se sente amparada, ela posteriormente passará a aprender que a partir do momento que sei aquilo que é respeito, saberei respeitar. Quando se recebe amor, ela saberá o quão ela é importante.

A partir do momento que são impostas regras, ela aprenderá a ter limites, gerando assim um ser humano que estará mais apto  a viver em sociedade, a ter mais segurança na relação com outras pessoas e mais segurança em si, pois na infância é a fase onde são construído valores e princípios.

 Lembre-se de cultivar e apreciar os recursos e a autoexpressão próprios e únicos de seus filhos à medida que eles aprendem como participar da vida familiar e contribuir para ela. Dessa forma, vocês  estabelecerão uma parceria com seus filhos que servirá de estímulo e apoio para que todos cresçam, partilhem e aprendam juntos como uma família.

 psicologo ilha do governadorPatrícia Rocha é psicóloga, formada em Terapia Cognitivo Comportamental e atende Crianças, Adolescentes e Adultos na Ilha do Governador! Quer marcar uma consulta? É só entrar em contato!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake