-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Estresse Diário e Autoconhecimento

Assuntos: Estresse, Depressão e Síndrome do Pânico | Autor: Patrícia Souza | | Postado em 27.05.2014

estresse e autoconhecimento Em minha trajetória como psicóloga, tenho entrado em contato com muitas histórias e vidas. Pessoas que chegam ao consultório falando sobre seus sintomas e problemas, porém deixando de olhar para sua história como um todo, comportamento muita das vezes corroborado pela correria da vida.

Nível de Estresse:

Atualmente há 21,67 milhões de pessoas empregadas em nosso país. Todos os dias estas mesmas pessoas saem de suas casas para ganharem a vida, trabalharem e garantirem o pão de cada dia. Entretanto, todo este progresso econômico e social trazido pelo processo civilizatório não trouxe felicidade ao ser humano. Nunca se viu tantas pessoas reclamando de sua rotina nas redes sociais e tantos insatisfeitos com suas vidas (em todos os âmbitos). O nível de estresse dos trabalhadores aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Vivemos uma rotina de estresse diário, saindo de casa mais cedo e chegando mais tarde no trabalho, pegando ônibus lotado, com chuva ou sol, calor ou frio, se espremendo para entrar nos metrôs e trens da cidade. As pessoas frequentemente relatam que vivem no automático, já não sabem o porquê de trabalharem tanto, se é por amor á sua profissão ou necessidade. Associa-se á isto a insônia, que nada mais é que a incapacidade de conciliar o sono tendo como causa mais importante o stress e desgaste cotidiano. O alastramento do estresse se deve a uma mudança de valores associada ao avanço tecnológico.

 

Homem Moderno:

O homem moderno vive como se estivesse no meio de um furacão, sempre colocando força e energia extrema em tudo o que faz, porém esse ritmo não garante felicidade e bem-estar. Por isso as pessoas adoecem. Vivemos em um mundo de incertezas, o mundo do cada um por si, onde os relacionamentos são instáveis e as relações cada vez mais flexíveis.  Pessoas estão sendo tratadas como bens de consumo, caso haja defeito, descarta-se ou até mesmo troca-se por versões mais atualizadas.

 

O que causa tanta insatisfação?

O presente fato desta insatisfação social possui como fator preponderante o automatismo no qual estamos inseridos. Envolvemo-nos tanto em nossas atividades rotineiras que nos esquecemos de ouvir nosso corpo (que fala por si só) e nossa alma (que grita). Adoecemos pelo simples fato de não darmos atenção á nós mesmos. Aos nossos desejos e mais nobres aspirações. Portanto, neste dia venho propor-lhes as seguintes reflexões:

“Qual o perigo á que minha alma e psique estão expostas diante deste automatismo, de toda esta correria e desgaste cotidiano da sociedade pós-moderna?”

“O que posso fazer para melhorar meu estilo de vida e ganhar bem-estar?”

“Quais são meus desejos e mais nobres aspirações? Quais atividades me proporcionam felicidade?

O maior erro da humanidade é promover o Ter em detrimento do Ser. Com isso o ser humano se afastou de si mesmo, pensando que o novo lançamento tecnológico é mais importante do que se conhecer. Meu convite hoje é para você que tem o desejo de se aventurar na profundidade da sua psique, das suas emoções, aspirações e atitudes. Aceite quem você é, com suas limitações, seu corpo, sua forma de ver o mundo. Não se culpe, veja os erros como oportunidades para crescimento. Faça o que te der vontade! Você é livre!

psicologo duque de caxias rjPatricia Sousa é psicóloga e Psicanalista: Pós graduanda, Curso de Especialização lato sensu em psicologia clínica  (2016).Psicanálise com crianças – Intervenção. Precoce – SEPAI – Serviço de Psicanálise em Atenção á Infância e Membro da Escola de Formação Fórum do Campo Lacaniano . Realiza atendimento clínico  a crianças, adolescentes e adultos, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake