-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Muito se tem ouvido sobre a pratica de Mindfulness. Mas, afinal…

Assuntos: Estresse, Depressão e Síndrome do Pânico | Autor: Fabiane Curvo | | Postado em 08.06.2015

mindfulness

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um estado de consciência que pode ser traduzido como “atenção plena”. Ao contrário do piloto automático, a prática do mindfulness ensina a estarmos presentes ao que acontece no aqui e agora.

Por que me manter consciente e atento ajudaria?

Nossa atenção define em que vamos gastar a nossa energia diária. Às vezes podemos gastá-la prestando atenção em algo que um colega nos diz. Mas então começa a tocar uma música que entra pela janela, ou você olha na TV e vê aquela linda atriz e as palavras do seu amigo se tornam cada vez mais distantes. Essas pequenas distrações diárias nos fazem perder a habilidade de lembrar o que o outro disse e isso acaba causando problemas nos relacionamentos, no trabalho, em casa, etc. 

Além disso, a prática da atenção plena tem se mostrado extremamente eficiente tanto para tratamentos físicos como emocionais: dores crônicas, estresse, depressão, ansiedade e dependência química. Estudos já realizados comprovam resultados eficientes apos 8 semanas de prática contínua.

Como  praticar ?

Essa prática tem se espalhado pelo mundo e muitos profissionais estão capacitados para  guiá-los. Ela é derivada da meditação e nada tem a ver com nenhuma religião. É uma maneira de treinar suas habilidades e  aprender a se manter consciente gerando, consequentemente, uma sensação de bem estar.

Aprender a atenção plena de um novo modo em que seu cérebro se aperfeiçoa e consegue se manter assim.  A prática envolve treinamentos de foco e de atenção.

Os dois pontos principais para a pratica do mindfulness são:  estar atento ao momento presente e ser aberto e curioso ao que acontece. Olhar tudo à nossa volta como se fosse a primeira vez. Afinal, você sabe dizer que caminho percorreu para chegar hoje ao trabalho? Estamos cada vez mais distraídos! 

O que mais devo saber?

mindfulness envolve ter um coração aberto, sem julgamentos de bons e ruins, aceitar as emoções como elas vêm. É o oposto de estar distraído. É estar atento ao que está acontecendo e envolve viver aquele momento por inteiro, sem respostas automáticas e sem pensar no que você vai fazer depois. Essa prática nos ajuda a ter uma melhor aceitação de nós mesmos, e assim nos dá possibilidade de mudar.

Quais os pontos principais da atenção plena?

  1. Não ser reativo.
  2. Observar com atenção, como se fosse a primeira vez.
  3. Agir de forma consciente
  4. Descrever o que você esta sentindo
  5. Não Julgar.

Quer saber mais?

Infelizmente, a maioria  das matérias ainda estão sem tradução. Mas para quem adorou e já quer começar a praticar até em casa, pode acessar o seguinte site:  http://www.mindfulnesscds.com/

psicologo ipanema fabiane curvoFabiane Curvo é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela PUC- RJ. Especializada em Terapia Cognitiva Comportamental  e Entrevista Motivacional . Atende  pacientes com dependência química ou comportamental. Desenvolve o método mindfulness. Atende em Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake