-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Escolhendo entre a verdade e a mentira

Assuntos: Psicólogo RJ, Relacionamentos | Autor: Joseph Zinker | | Postado em 05.10.2013

Mentir ou dizer a verdade, qual o melhor caminho? Faça sua escolha!

****

Ocultando: Peso e Solidão

“Quando você oculta algo importante de alguém que ama, precisa carregar isso sozinho, juntamente com sua culpa e auto reprovação.  Esse ocultamento faz com que você focalize sua atenção em você mesmo e traz uma sensação de peso e de solidão. A mentira ou o ocultamento o mantém isolado. Uma grande tristeza e uma sensação de vazio o envolvem e, como você se afastou da pessoa amada, você não tem ninguém para confortá-lo.

mentir_ou_dizer_a_verdade

Uma verdade, um novo conhecimento:

A verdade difícil tem suas próprias consequências. Se for compartilhada num relacionamento íntimo, ela pode ser discutida e examinada de todos os pontos de vista. Ela será sustentada por pelo menos duas pessoas. Você passa a ser conhecido de um modo novo pelo outro. Esse novo conhecimento faz com que você pareça mais complexo ou mais difícil aos olhos do outro e, como consequência, a outra pessoa pode sentir-se profundamente comovida ou desapontada. O seu parceiro pode ter a possibilidade de lhe mostrar  uma outra parte da natureza dele, estimulado por esse novo conhecimento a seu respeito. Uma nova forma nasce no espaço entre vocês dois. Esse trabalho relacional pode ser preenchido por sentimentos ou pensamentos que não existiam anteriormente entre vocês.

Mentira que isola:

A mentira isola. A verdade também pode isolar, dependendo da resposta que for evocada, mas dizer a verdade tem o potencial de unificar, reunir as pessoas, tomar um compartilhar mais profundo.

Quando se trata de relacionamentos íntimos, a vida não nos promete resultados simples; ela não nos oferece garantia de sucesso. Não existem fórmulas lineares para aquilo que acontece entre as pessoas. Mas nós precisamos continuar tentando ser as melhores pessoas que pudermos, pois como disse Epíteto: “Mas o que diz Sócrates? —‘Um homem encontra prazer em melhorar sua terra, outro com seus cavalos. O meu prazer se encontra em ver que eu mesmo melhoro a cada dia”’.

Texto extraído do livro:

Referência:A Busca da elegância em psicoterapia: Uma abordagem gestáltica com casais, famílias e sistemas íntimos. / Joseph C. Zinker

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake