-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Como a terapia pode me ajudar?

Assuntos: Psicoterapia e Mudança | Autor: MARSEYLLE BRASIL | | Postado em 03.02.2014

 

o que é psicoterapia“Eu sei qual o meu problema e o que tenho que fazer para resolvê-lo.

Como a terapia poderia me ajudar?”

Muitos pacientes chegam ao consultório sem saber exatamente qual o seu problema e, consequentemente, também não têm ideia do que fazer para resolvê-lo. Da mesma forma, é frequente psicólogos receberem pessoas que sabem exatamente qual o seu problema e até como resolvê-lo. Só não conseguem sozinhas.

A consciência do que está acontecendo consigo e das possíveis soluções aos problemas, faz com que algumas pessoas deixem de procurar a terapia – ou, quando a procuram, o fazem céticas quanto ao processo terapêutico. Acabam por se perguntar: se sei o que tenho que fazer para que vou procurar um psicólogo?

Saber o problema e a solução é suficiente para gerar a mudança necessária?

Conhecer o problema – e saber o que fazer para solucioná-lo, muitas vezes não é o bastante. Se bastasse apenas isso, problemas mundiais como a obesidade, por exemplo, seriam erradicados. A grande maioria dos indivíduos em sobrepeso sabem exatamente o que devem fazer: Comer menos e se exercitar mais (exceto pessoas com problemas metabólicos e afins), e mesmo assim, o número de obesos cresce a cada ano.

Por que saber o problema e como resolvê-lo nem sempre é o suficiente?

Há momentos que precisamos de ajuda para colocar a solução em prática. Nem sempre é apenas uma questão de força de vontade. Uma determinada situação pode ter vários prismas e, portanto, muita coisa envolvida. Por mais desconfortável que a situação atual esteja, o processo de mudança geralmente é não fácil. É relativamente comum o ser humano encarar o novo como ameaçador, mesmo que de forma inconsciente, e acabar se sabotando para permanecer no mesmo lugar e da mesma forma.

Como a terapia pode ajudar?

O processo de terapia  auxilia no autoconhecimento, ou seja: ajuda você a se tornar capaz de entender por que não consegue resolver o problema mesmo sabendo a solução, o porquê de não conseguir colocar essa solução em prática. Auxilia a identificar quais sãos os gatilhos que dificultam o processo de resolução da sua questão, quais são os comportamentos e pensamentos sabotadores e, assim, facilita a elaboração de estratégias eficazes e efetivas para que você consiga atingir seu objetivo.

Sendo assim, se esse é o seu caso, busque um terapeuta e se surpreenda com os benefícios que a terapia pode te trazer.

Quer fazer terapia com a psicóloga Marseylle Brasil.  É só você entrar em contato! ; ) 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake