-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Sobre o atendimento online

atendimento online

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os benefícios do atendimento online. Hoje ele já esta totalmente regularizado e é sempre aconselhável que se busque profissionais autorizados, qualificados e que atendam especificamente na área em que se precisa de ajuda.

Por esse motivo fizemos algumas perguntas para a psicóloga Fabiane, que tem experiência nesse tipo de atendimento através do seu site E-Terapia.

Por que a procura de um atendimento online?

O atendimento online é aconselhável para as pessoas que não conseguem estar fisicamente em um consultório, seja por conta da dificuldade de horário de trabalho, por moraram distante do profissional com quem desejam se consultar,  ou mesmo para aquelas que moram em outros países e desejam atendimento na sua língua nativa e com pessoas que entendam da sua cultura.

Em que casos você desaconselha esse tipo de atendimento?

Não existe restrições. Porém, todos que desejam esse tipo de atendimento devem seguir o mesmo protocolo de quem vai a um consultório. Estar sozinho em um ambiente calmo e silencioso, não ter interrupções durante a sessão, estar adequadamente vestido e ser pontual. Às vezes o paciente, por estar na sua casa, quer estar mais à vontade e isso não funciona!

Qual a procura mais frequente?

Pacientes com a rotina muito atarefada e também brasileiros que moram em outros países. Alguns profissionais precisam de terapia, mas com os horários tão puxados a terapia, ao invés de ser um período de ajuda, acaba se tornando um peso a mais. Por isso, a terapia online vem como uma solução.  Mesmo assim não atendo no horário do almoço ou algo assim… sempre antes ou depois do expediente!

Quanto aos brasileiros em outros países, eles sentem falta de alguém que entenda sua cultura… que saiba de seus valores e entenda o porquê de algumas atitudes. Por isso um terapeuta da mesma nacionalidade ajuda bastante!

Que tipo de problemas as pessoas que procuram atendimento online apresentam?

São os mais variados. Eu especificamente atendo muitos pacientes ansiosos, com problema de baixo autoestima ou com fobias especificas. Também aparecem muitos casos de problemas no relacionamento amoroso ou familiar.

Você já teve algum problema nesse tipo de atendimento?

Não diria que tive problemas… mas já tive pacientes que me atenderam na rua ou no carro por exemplo e tive que cancelar a sessão!

E o sigilo e outras regras da terapia online?

A terapia online segue os mesmos princípios da convencional. O paciente não pode ser gravado e o terapeuta deve estar sozinho e em ambiente adequado para atendê- lo. Por isso recomendo sempre buscar um profissional com boas referências. Não tem mistério! A terapia funciona igual à presencial e o contato é o mesmo. Até costumo brincar when to take levitra que me sinto mais próxima dos pacientes online porque a câmera permite uma visualização de todos os movimentos faciais.

Não é preciso ter receios. Assim como as outras modernidades que aparecem hoje, esta só veio para nos ajudar!

psicologo ipanema fabiane curvo Fabiane Curvo é psicóloga clínica, Terapeuta Cognitivo Comportamental. Realiza psicoterapia online  a adolescentes e adultos

Compartilhe:
Deixe seu comentario

Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake