-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MUDAR A SUA VIDA?

Assuntos: Autoconhecimento | Autor: Luciana Perlingeiro | | Postado em 02.06.2015

Wanderer macht Pause am StegHá uns dias atrás fiz uma enquete no facebook sobre o tema do próximo texto que o pessoal gostaria de ler e dialogar. O mais votado foi: “Você gosta de quem é? O que tem feito para se tornar a pessoa que deseja ser?” O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MUDAR A SUA VIDA?

Em fases e momentos diversos nos encontramos insatisfeitos com hábitos, situações, comportamentos, e relações. Quem já não reclamou do peso, do emprego, da mãe, do pai, do namorado, da esposa, de não ter tempo e dinheiro, de não saber o que fazer da vida?

Aliadas à todas essas reclamações está uma idealização da situação ideal. O peso ideal, o emprego dos sonhos, o marido perfeito, a rotina saudável, a pessoa interessante e culta. Convido você nesse momento então, a reduzir um pouco as expectativas (já que geralmente com grandes expectativas, vêm grandes frustrações), e imaginar um projeto possível de ser. Que pessoa você deseja ser? Que pessoa possível você deseja ser?

Num segundo momento, te chamo a pensar e sentir o que você tem feito atualmente que não está de acordo com esse projeto. Pode escolher uma situação somente, para começar. Qual é a sua maior insatisfação atual? Não precisa responder rápido. Respire, feche os olhos se ajudar, e faça contato consigo mesmo. Pense naquilo que hoje tem sido objeto de reclamação, que consome sua energia produtiva e criativa, que não tem acrescentado para a pessoa que você deseja ser.

Em seguida, pergunto: é possível mudar? É possível fazer escolhas diferentes nessa situação, para alcançar o resultado que você deseja? Que outros caminhos possíveis são esses? Novamente, não é preciso responder rápido, ou tentar imaginar e desistir prontamente. Imagine-se na situação, e tomando outros caminhos possíveis.

Caso sua resposta seja positiva, convido você agora a se perguntar o que tem te impedido de tomar esses caminhos que podem chegar à pessoa que você deseja ser. Minha mestre formadora, Sandra Salomão, costuma dizer que nessas horas estamos em uma “zona de conforto desconfortável”. 

Entendo que o desconhecido, a mudança, o novo, podem gerar medo, angústia, e outros tantos sentimentos. Mas pergunto se é possível pra você hoje arriscá-los e enfrentá-los pela possibilidade da felicidade e da paz pela pessoa que você quer se tornar. Nada é garantido. Mas é possível arriscar? O que você tem feito para mudar a sua vida?

psicologo Copacabana rjLuciana Perlingeiro é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela  UFRJ. Gestalt-terapeuta em formação pelo CGTS. Atende adultos em  Copacabana. 

 

Compartilhe:
Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake