Os problemas de aprendizagem
As primeiras experiências na escola são da maior importância na vida dos pequenos. As crianças que apresentam dificuldades escolares correm o risco de terem problemas de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, no cotidiano e desenvolvimento cognitivo sócio afetivo. Geralmente os transtornos de aprendizagem aparecem antes dos 07 anos de idade e podem dar indícios através da ansiedade, condutas regressivas, perturbação do sono, falta ou excesso de apetite, dores imaginárias e frustração.
As crianças que passam por situações difíceis na família como perdas, brigas ou abandono, podem se comportar de maneira rebelde e agressiva em diversos níveis, acarretando dificuldades escolares momentâneas diferentes dos transtornos que são intrínsecos( internos) ao individuo.
Cada sujeito aprende de acordo com seu ritmo, e de uma forma diferente. Estes obstáculos podem surgir por mudanças repentinas de escola, de cidade, de separações; rotina familiar, muitas atividades desenvolvidas pela criança durante o dia; exigências dos pais; desnutrição e problemas emocionais.
Transtorno de aprendizagem
No Transtorno de aprendizagem as habilidades mentais são comprometidas e agem intensamente na capacidade e na execução de atividades que podem ser ou não escolares devido a uma disfunção neurológica. É importante verificar se há algum comportamento diferente ou atraso na infância.
As funções afetadas geralmente são as habilidades visuais, motoras, espaciais e a linguagem. As histórias familiares e fatores genéticos também são importantes em determinados casos.
Existem vários tipos diagnosticados como transtorno, e os principais são referentes à Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia, TDAH,ipeTT entre outros.
Dislexia
A Dislexia é um transtorno de aprendizagem na área da leitura e escrita. Ela é genética e hereditária, por isso há uma necessidade de investigar o histórico familiar e diagnosticar o transtorno mais cedo ajudando a criança na alfabetização e processo escolar.
Discalculia
A Discalculia, é um transtorno relacionado com a dificuldade do sujeito em reconhecer os números. O não reconhecimento acontece logo nos primeiros anos de vida, quando a criança entra na fase da alfabetização.
Disgrafia
A Disgrafia é a dificuldade na escrita.
Disortografia
A Disortografia é o transtorno reconhecido quando verificamos que o sujeito tem a “letra feia”. Isto se dá devido a uma dificuldade motora e neurológica do individuo na junção das silabas, e realizar a escrita na letra cursiva.
TDAH
O TDAH é o transtorno relacionado com o déficit de atenção e Hiperatividade. Vários fatores podem estar relacionados a esta dificuldade, que não possuem um diagnostico fácil, tornando-se necessário vários especialistas para realizarem precisamente esta informação.
É importante
pais e professores ficarem atentos aos seus filhos e alunos independentes da idade, pois quanto mais cedo qualquer transtorno ou dificuldade de aprendizagem for percebida, maior a chance de iniciar o tratamento e alcançar êxito nas habilidades cognitivas e consequentemente, na aprendizagem.
A procura por um profissional especializado é de suma importância. O Psicopedagogo pode prevenir e intervir nos problemas significativos de aprendizagem na vida de crianças e adolescentes.
Luciana Rangel é psicóloga clínica, especialista em Psicopedagogia. Realiza atendimento em Orientação Vocacional/Profissional para Adolescentes e Jovens Adultos. Psicóloga infantil, de adolescentes e adultos, no Méier, Rio de Janeiro, RJ.
Saiba mais em:
http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html
http://www.dislexia.org.br/2012/06/14/um-olhar-sobre-os-transtornos-de-aprendizagem-da-matematica/