-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

PARA QUE FAZER TERAPIA?

Assuntos: Psicoterapia e Mudança | Autor: Luciana Perlingeiro | | Postado em 01.07.2015

para que fazer terapiaMuitos de nós procuramos a terapia em condição de sofrimento, quando nos encontramos em uma situação sem aparente solução. Depositamos, assim, no terapeuta, a esperança de que ele, rapidamente, terá respostas para nossas questões, nos livrando de toda dor e confusão.

O terapeuta, no entanto, acredita na nossa saúde e no nosso potencial. Assim, o principal objetivo da terapia não é conseguir soluções prontas. É provocar em nós o autoconhecimento para que por meio deste possamos perceber aquilo que não está sendo funcional para nós e, assim, sermos capazes de mudar.

A função do terapeuta será ajudar o cliente nesse processo. Psicólogo e cliente irão, juntos, em uma jornada de autoconhecimento. O terapeuta o ajudará a se perceber, a ficar consciente do que  ele sente e pensa, do que faz consigo mesmo e das suas relações com o mundo.

Quanto mais nos tornamos conscientes de quem somos e do que estamos fazendo em dado momento, maior será a liberdade que podemos experimentar para mudar e mais capazes seremos de dar respostas genuínas e autênticas. Quanto mais conscientes nos tornarmos de nós mesmos, em todas as nossas facetas, mais livres nos sentiremos daquilo que nos aprisionava antes e mais livre seremos para nos apoderar do nosso potencial e fazê-lo crescer. A terapia é, portanto, um instrumento de crescimento.

Não é possível mudar nossos pais, mães, filhos, chefes, amigos, maridos e esposas. Mas é possível mudarmos a nós mesmos, sendo responsáveis pela nossa própria vida, nossa saúde e nossa felicidade. É sempre possível ser diferente e novo a cada dia.

psicologo Copacabana rjLuciana Perlingeiro é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atende adultos e adolescentes na Tijuca e em Copacabana, RJ. 

Compartilhe:
Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake