Mindfulness
Nossa atenção define como vamos gastar a nossa energia diária, no que vamos investi-la a cada dia. Às vezes podemos gastá-la escrevendo um ótimo texto para a faculdade. Mas então, começa a tocar uma música na casa do vizinho, ou você olha na TV e vê aquela linda atriz e o assunto que você estava tão concentrado se torna cada vez mais distante… Essas pequenas distrações diárias nos fazem perder a habilidade de lembrar o que o outro disse, o que estávamos fazendo e isso acaba causando problemas nos relacionamentos, no trabalho ou em casa.
Para resolver essa problemática atual, muito tem se falado, dentro da área clinica, sobre a prática da atenção plena. Ao contrário de estar no piloto automático, esta prática nos ensina a estarmos presentes ao que acontece no aqui e agora. Também chamada de mindfulness, ela tem se espalhado pelo mundo e muitos profissionais estão capacitados para guiá-los. Derivada da meditação, mas sem conexão com nenhuma crença religiosa, é uma maneira de treinar suas habilidades e aprender a se manter consciente, gerando consequentemente uma sensação de bem estar. Conseguir manter a atenção plena de um novo modo que seu cérebro se aperfeiçoa e, assim, essa norma forma de agir entra em sua rotina.
Além disso a prática da atenção plena tem se mostrado extremamente eficiente tanto para tratamentos físicos como emocionais: dores crônicas, estresse, depressão, ansiedade e dependência química. Estudos já realizados comprovam resultados eficientes após 8 semanas de prática contínua.
O mindfulness envolve ter um coração aberto, sem julgamentos do que é bom ou do que é ruim. Nesta nova visão, é preciso aceitar as emoções como elas veem. A aceitação da experiência interna é terapêutica, pois diminui a evitação. É estar atento ao que está acontecendo e envolve viver aquele momento por inteiro, sem respostas automáticas e sem pensar no que você vai fazer depois. Essa prática nos ajuda a ter uma melhor aceitação de nós mesmos, e assim nos permite mudar.
É um treinamento da nossa capacidade de prestar atenção no momento presente a tudo o que surgir interna ou externamente, sem enganchar em julgamentos ou em pensamentos de que as coisas deveriam ser diferentes. Definitivamente nos ajuda a ser e estar melhor no mundo. Pratique!
Fabiane Curvo é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela PUC- RJ. Especializada em Terapia Cognitiva Comportamental e Entrevista Motivacional . Atende pacientes com dependência química ou comportamental. Desenvolve o método mindfulness. Atende em Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.