O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
Escolhi ser Gestalt-terapeuta porque essa era uma abordagem que tinha relação com a maneira de pensar minha vida e olhar para as pessoas. Mas sei que existem milhares de possibilidades de compreender o ser humano. São inúmeras lentes, com seu brilho diferente e que muitas vezes levam ao mesmo lugar.
Depende do que precisa quem busca. Depende também do uso que faz quem tem a “técnica”.
O texto tá a cara da TCC! A autora também é a cara da abordagem que escolheu! Um pouco de TCC pra vocês no texto da psicóloga Juliana Vieira!
O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foca no presente. O terapeuta é ativo no processo e a terapia é baseada na colaboração mútua, onde o psicólogo fornece as técnicas e o cliente executa as tarefas. As seções são ordenadas de acordo com as prioridades do cliente e os resultados costumam ser rápidos.
Além disso, a TCC treina e capacita o cliente para ser o seu próprio terapeuta.
São utilizadas técnicas cognitivas (ligadas ao pensamento) e técnicas comportamentais, a fim de avaliar os pensamentos, que podem ser adaptativos (úteis ao paciente) ou desadaptativos (atrapalham o paciente). As tarefas propostas pelo terapeuta podem ser realizadas durante ou após o atendimento, dependendo do objetivo e do nível de segurança do cliente em executá-las.
Influências dos Pensamentos :
Para a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), os pensamentos exercem forte influência sobre as nossas emoções e sobre os nossos comportamentos, como um movimento em cadeia. Para muitas pessoas, pensamentos desadaptativos são uma constante, atrapalhando suas vidas e causando inúmeros prejuízos.
Exemplo:
Em determinado momento de sua vida surge um grande problema, um grande obstáculo. Pensamentos do tipo: “Não vou conseguir”, “Não serei capaz de sair dessa”, “Estou perdido”, desencadeiam sentimentos de tristeza, ansiedade e raiva, levando à evitação do problema e consequentemente ao fracasso. Porém, em uma mesma situação, o que aconteceria com você, se pudesse, através de algumas técnicas, mudar seu pensamento para: “Eu quero, eu posso, eu vou conseguir”?
Sim, desta forma a TCC, através da investigação e da modificação de pensamentos considerados desadaptativos, substitui as emoções e os comportamentos indesejados por outros considerados adaptativos, levando ao sucesso e a melhor qualidade de vida.
A quem é indicada a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
Atualmente a literatura aponta bons resultados na aplicação da TCC em diversos transtornos, como: Depressão; Transtorno do Pânico (TP); Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS); Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Fobia Social ou Específica; Transtorno Bipolar do Humor; Dor Crônica, entre muitos outros.
Porém sua indicação não se restringe apenas a estes diagnósticos, se você está sofrendo e sente que sua vida está prejudicada, se você busca uma melhor qualidade de vida, essa abordagem também pode te ajudar. Procure um psicólogo!
Gostou da matéria? Entre em contato e conheça o trabalho realizado pelo psicóloga Juliana Vieira.
Juliana Vieira é psicóloga clínica com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2012) e Assistente de Pesquisa do Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz (2013).