-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Prisão Perpétua?

Assuntos: Terapia Cognitivo-Comportamental | Autor: Fabiane Curvo | | Postado em 09.01.2016

Prisão Perpétua

Sem dúvida, todos já foram machucados por alguém. Já tivemos expectativas frustradas em relação ao outro. Em muitos casos, aquela dor imensa de apertar o coração é conhecida e parece dizer algo como: “Não acredito que ELA fez isso comigo! Logo ela”. Nessas situações, pode-se chegar à conclusão de que a melhor solução para resolver essa decepção é fazer o mesmo com quem o magoou.

Na verdade, a vingança é o pior dos caminhos para se escolher. Gosto do ditado popular que diz: “A vingança é um veneno que você mesmo toma querendo que o outro morra.” . Enquanto a vida de quem se decepcionou para e gira em torno da vingança; a do outro, aquele que gerou a mágoa, continua a seguir seu curso.

O que de fato acontece é que, quando não se perdoa, você fica aprisionado emocionalmente e passa a não ter liberdade em suas escolhas. Quem quer dar o troco vive para isso: pensando se deve ir para uma festa onde vai encontrar a pessoa, como vai se comportar, o que pode  falar, o que pode fazer. Assim, deixa-se de viver, pois a tarefa principal da sua vida vira o ato de se vingar. Venho então questionar aqueles que desejam a vingança: o que vale mais, a manutenção da vida ou o ressentimento em relação à pessoa que causou a mágoa?

Resolver essa problemática parece simples, embora emocionalmente seja muito difícil. Trata-se de encerrar conflitos e fazer o luto daquela situação. Isso só acontece quando seu emocional entende que há uma luta vã. Você direciona tanto ódio para um determinado fato que não existe mais, quando coisas novas podem ocupar esse lugar. Você se desprende do que aconteceu e deixa a vida seguir normalmente. Faça apenas a sua parte. O mundo dá voltas por si só, não é você quem deve decidir como girá-lo. Tenha a certeza de que ele não é redondo por acaso.

psicologo ipanema fabiane curvoFabiane Curvo é psicóloga clínica, graduada em psicologia pela PUC- RJ. Especializada em Terapia Cognitiva Comportamental  e Entrevista Motivacional . Atende  pacientes com dependência química ou comportamental. Desenvolve o método mindfulness. Atende em Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. 

Compartilhe:
Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake