-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

A psicologia e o tempo

Assuntos: Autoestima, Terapia Cognitivo-Comportamental | Autor: Thyago Vargas | | Postado em 09.02.2015

psicólogo jacarepaguáUma das grandes preocupações do homem contemporâneo é o tempo. Quanto ainda lhe resta, o quanto ganhou ou perdeu como se pudéssemos ter algum tipo de controle sobre ele.  A nossa relação com o tempo, assim como nosso comportamento em geral, é um reflexo de nossos pensamentos, crenças e personalidades.

No trabalho, em casa em qualquer lugar estamos sempre preocupados em ganhar tempo. Pois afinal tempo é dinheiro! Numa sociedade capitalista, esses dois fatores estão ligados de forma indissolúvel. Quanto mais trabalharmos mais teremos condições de ascender para quem sabe algum dia podermos comprar um pouco de tempo para nós mesmos. Porém no ímpeto de conseguir ganhar o máximo de tempo possível muitas pessoas têm se esquecido de si mesmas e de outras coisas que dão sentido à vida.

Realmente o mundo hoje não é um lugar simples. Nunca tivemos tantas pessoas, tanta informação e problemas. Mas ao mesmo tempo temos muito mais conhecimento, tecnologia e recursos para lidar com tudo isso. Prezamos pelo individualismo para alcançar nosso objetivos mas compartilhamos com todos os recursos disponíveis. Mas o tempo se impõe como um tirano sobre aqueles que se deixam escravizar e isso gera uma série de consequências.

Transtornos de ansiedade, depressão, obesidade e problemas cardiovasculares são todos males daqueles que se veem de alguma forma escravizados pelo tempo ou se entregaram perante a sua constância inexorável. Os jovens cada vez mais cedo são intimados a dar respostas sobre suas carreiras a descobrir o que gostam dentro de uma escola que ainda está longe de lhes permitir tatear as possibilidades que o mundo lhes oferece. O câncer quando descoberto cedo não é mais um decreto de aniquilação assim como ser soro positivo. Mas um diagnóstico de um transtorno mental psicótico como a esquizofrenia, ainda gera preconceito e a perspectiva de lidar com uma doença crônica afeta tanto a família quanto o indivíduo de formas marcantes.

Desafio e Possibilidades: 

Com tantos desafios e possibilidades certamente não há uma receita ou uma fórmula de como cada um deve manejar o tempo de que dispõe. Mas o equilíbrio parece ser a conduta mais prudente e acertada. Cuidar da carreira, ter uma família, cuidar da saúde, enfrentar as vicissitudes da vida em geral, são desafios que todos nós devemos enfrentar. Quanto menos erros de pensamentos e crenças disfuncionais, mais estaremos preparados para dar uma resposta adequada às questões de nossa vida.

Como a psicologia pode ajudar:

Nesse aspecto a Psicologia pode ajudar ajudando os indivíduos a identificarem e modificarem pensamentos inadequados aos seus desafios, técnicas para se organizar estabelecendo prioridades e metas e finalmente aumentando a capacidade de se superar após as adversidades inevitáveis que exigem de todos nós a resiliência. Que é a capacidade de nos recuperarmos após uma crise ou problema.

O tempo não para e nós também não podemos parar. Mas devemos ter equilíbrio e estabelecer prioridades. Seja perante de um desafio na carreira, na família ou em um diagnóstico que pareça determinante a psicologia pode ajudar dando apoio para que os indivíduos adquiram as habilidades e pensamentos capazes de lhes fazerem superar suas questões e gastar seu tempo da melhor maneira possível.

 psicologo jacarepaguaThyago Vargas é psicólogo clínico e  Terapeuta Cognitivo comportamental. Realiza atendimentos psicoterapêuticos à adolescentes, adultos e casais na Freguesia em Jacarepaguá e na Barra da Tijuca no Shopping Downtown.

Compartilhe:
Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake