-
Blog leia todos os artigos publicados pelos nossos psicólogos

Você é compulsivo por compras ?

Assuntos: Terapia Cognitivo-Comportamental, TOC | Autor: Taissa Moreira | | Postado em 13.04.2015

compulsivo por comprasO dinheiro não traz felicidade, mas gastá-lo serve quase como uma terapia para muitos consumistas. Porém, é preciso tomar cuidado, pois o hábito pode se tornar um vício e até virar uma doença:  a oniomania, ou seja, compulsão por comprar.

Os sintomas da dependência por comprar são semelhantes à dependência de álcool, drogas, jogos e sexo.

No caso de viciados por compras na maioria das vezes, as famílias não percebem que se trata de uma doença. As pessoas são vistas como descompensadas, fúteis ou “patricinhas”, mas possuem um transtorno sério.

Alguns sintomas quando a pessoa fica sem comprar:

Tremor, suor frio, como quem para de usar drogas, em estado de abstinência. A abstinência tem sintomas físicos e é importante lembrar que a oniomania não possui consequências apenas financeiras.

 Exemplificando: As pessoas perdem os bens e  passam a ter sérios problemas na vida doméstica e afetiva. A autoestima fica abalada e muitos recorrem a agiotas, o que envolve riscos até para suas famílias. 

Tratamento:

O tratamento é multidisciplinar com psicólogos geralmente especialistas em Terapia Cognitivo- comportamental e juntamente com Psiquiatra para a prescrição de medicamentos. A necessidade de avaliação psiquiátrica se dá pelo fato do Transtorno Compulsivo por compras estar associado a quadros de ansiedade e depressão. A ansiedade extrema é uma das principais causas para o descontrole das pessoas compulsivas por compras. Outros fatores que também contribuem para a compulsão: vazio interno, angústia. As desilusões amorosas também influenciam.

O consumismo, ou seja, o gasto excessivo é um comportamento típico das pessoas na sociedade capitalista que associa o consumo ao prazer, ao status e   a felicidade. A sociedade acaba criando um padrão que deve ser seguido pelas pessoas. A necessidade de consumo vira uma compulsão que é uma patologia comportamental e psiquiátrica.

Logo, as pessoas compram compulsivamente coisas que não precisam para preencher um vazio interno, de forma inconsciente.   

 terapia cognitivo comportamental barra da tijucaTaissa Moreira é psicóloga formada pela PUC- Rio. Realiza atendimentos psicoterapêuticos à adolescentes, adultos, terceira idade, casais e família nos bairros da Barra da Tijuca e Ipanema, no Rio de Janeiro, RJ.

Compartilhe:
Planilhas para você + saiba mais
Sublocação de Sala + saiba mais
Cursos e Grupo de Estudos + saiba mais
Todos os direitos reservados © 2013 Senhora Terapia Design por xCake